Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Retirada das fraldas

Você pode até achar que o seu filho pequeno não quer ir ao banheiro porque tem vergonha, mas os especialistas afirmam que isso não acontece antes dos 5 anos de idade – quando eles podem ficar constrangidos ao serem vistos sem roupa. Aprender a fazer as necessidades fisiológicas no vaso é um processo que exige tempo e paciência, mas se o assunto é tratado com naturalidade na sua casa e mesmo assim seu filho não pede para fazer xixi e coco, ele pode estar tentando chamar a sua atenção.

Antes de considerar esta opção, leve seu filho ao pediatra para ter certeza de que não há nenhum problema físico ou alimentar impedindo a evacuação. Se estiver tudo bem, observe o comportamento dele para identificar o que o impede de ir ao banheiro. Nesta fase, a criança já começa a contrariar os pais e pode prender o intestino e a bexiga para tentar controlar o ambiente em que vive. “Isso funciona como um tipo de birra. A criança não quer fazer o que é esperado dela, então deixa de fazer o xixi e o coco porque é algo que os pais não conseguem controlar”, explica a psicóloga Ceres Araújo.

Outra sensação que pode levar a criança a evitar o vaso é o medo de perder uma parte do corpo junto com as fezes e a urina, que acontece entre 1 e 3 anos de idade. Para resolver, conte a história do coco e do xixi e como eles se formam dentro do nosso corpo. Fale sobre o processo de digestão de uma maneira acessível, mostrando a importância de se alimentar bem, digerir o sólido e o líquido e colocar para fora o que o corpo não vai precisar. Aproveite para brincar com ele de dar tchau para o coco.

É comum que a criança resista um pouco à tirada da fralda, então converse com naturalidade e tranquilidade, explicando que já é hora de aprender a usar o vaso sanitário. Combinar horários para fazer as necessidades também pode ajudar. De manhã, depois do almoço ou quando ele volta da escola são bons momentos.

Fonte: David Elias Rosenbaun, pediatra do Hospital Infantil Sabará

Retirado do site: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI182319-15138,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário